Biofilia: como aplicar essa tendência nos ambientes internos

Publicado por: Creative Hut | 26 de maio de 2022

Decorar um ambiente, para muitas pessoas, significa organizar e combinar objetos, a fim de estabelecer uma relação estética e funcional entre eles. Ou seja, significa criar um efeito bonito e uma composição que facilite o dia a dia.

Mas e se a gente te disser que é possível ir ainda mais longe?

Apostando nos elementos certos, é possível fazer com que um ambiente proporcione uma sensação maior de bem-estar e tranquilidade ou até mesmo com que contribua com a produtividade e criatividade.

Você pode até não acreditar nisso, mas já existem estudos, como o “Human SPACES: The GlobaI Impact of Biophilic Design in the Workplace”, que comprovam que o contato com a natureza reduz o estresse e proporciona uma sensação de prazer e satisfação.

No ambiente de trabalho, o simples fato de os colaboradores terem contato com a luz natural, com uma paisagem de natureza e com plantas pode contribuir para que se sintam mais motivados, que se conectem melhor com os colegas e até mesmo para que desenvolvam menos problemas de saúde.

Mas, afinal, o que é biofilia e como incorporá-la nos ambientes?

A palavra biofilia significa “amor às coisas vivas”, ou seja, tem tudo a ver com o que falamos acima.

Afinal, você pode até não admirar a paisagem verde da sala da sua casa, mas, mesmo assim, ela está contribuindo com o seu bem-estar.

É importante esclarecer, no entanto, que a natureza não precisa ficar do lado de fora da sua casa ou do seu ambiente de trabalho, muito pelo contrário. Existem várias formas de trazer os elementos naturais para os espaços internos – essa, inclusive, é uma grande tendência do design de interiores.

Se você quer se conectar cada vez mais com a natureza e aproveitar todos os benefícios que ela pode te proporcionar, se inspire em algumas ideias do design biofílico.

Plantas

Quando o assunto é biofilia, é impossível não mencionar as grandes protagonistas: as plantas! Afinal, não há jeito melhor de sentir o poder da natureza dentro de casa do que através delas.

Independentemente da espécie ou do tamanho, as plantas proporcionam muitos benefícios, além de trazer beleza para o ambiente.

Um ponto positivo é que, para quem não tem tempo ou jeito para cuidar das plantas, é possível apostar nas opções permanentes, que garantem o mesmo efeito estético com a vantagem de não exigirem nenhum tipo de cuidado.

Dentro da sua casa, é possível incluir tanto vasos com folhagens para os cantos dos ambientes quanto fazer arranjos para os centros de mesa.

Além disso, os jardins verticais são uma ótima opção para quem sonha em ter muitas plantas, mas não tem muito espaço para isso.

Na Dcor&Gift, contamos com especialistas treinados para desenvolver projetos com flores permanentes. Com sua experiência, esses profissionais criam, sem nenhum custo adicional, arranjos personalizados e que combinam perfeitamente com o estilo e as necessidades de cada pessoa.

Madeira

Apostar em artigos de madeira é mais uma forma de trazer os elementos da natureza para dentro da sua casa ou escritório. Ela pode estar presente no piso, nos móveis ou, claro, nos artigos de decoração.

Caixas organizadoras, porta-retratos e vasos que utilizam esse material ou fazem referência a ele são formas modernas e muito elegantes de trazer a madeira para dentro de um ambiente!

Produtos naturais e sementes

Uma outra forma de apostar nos elementos que remetem à natureza é investindo em produtos de corda, sisal, bambu ou até de sementes.

Esses materiais possuem características próprias, como cores naturais e textura rústica, que dão um toque especial aos cômodos.

Cestos, bandejas, caixas organizadoras, esculturas, vasos e colares decorativos (que estão em alta) são alguns artigos que podem ser encontrados em nossas lojas e que, com certeza, vão fazer toda a diferença na decoração da sua casa.

Cores

Nem sempre você precisa trazer o elemento natural em si para dentro de um ambiente para poder desfrutar dos benefícios e sensações que ele irá proporcionar. As cores, por exemplo, representam uma forma de se apropriar da biofilia de uma forma indireta.

O azul, o verde e o marrom são algumas cores que representam muito bem a natureza e, que se utilizadas da forma correta, podem trazer muita sofisticação para um ambiente.

Por serem cores fortes, o ideal é que estejam em pontos estratégicos da decoração, como em apenas uma parede, em um quadro, no sofá ou nas almofadas, por exemplo.

Para quem quer outras opções, os tons terrosos estão em alta e também são uma ótima pedida. Inclusive, eles combinam muito bem com outros elementos, como tecidos de fibra natural.

Formas

Reprodução/Google

As formas da natureza são lindíssimas e muito ricas. E o melhor de tudo é que você pode trazê-las para dentro da sua casa de maneiras surpreendentes.

De olho nessa tendência, oferecemos em nossas lojas, artigos decorativos com o formato de frutas, folhas, plantas, animais diversos e até mesmo insetos. Seja por meio de uma escultura, um quadro ou de uma estampa, as formas de valorizar e se aproximar da natureza são inúmeras!

Atenta a essa grande tendência, mas também à sua satisfação e bem-estar, a Dcor&Gift oferece os mais variados artigos para você decorar a sua casa e seu ambiente de trabalho.

Visite-nos em nossa loja, conheça todos os nossos produtos e leve a biofilia para aquele cantinho que está precisando de uma decoração nova!  


Quer ficar por dentro das novidades da Dcor&Gift? Acesse nossas redes sociais!