Tendência: ambientes com detalhes em cor de madeira

Publicado por: Creative Hut | 27 de julho de 2021

Já chegamos na metade de 2021, mas ainda há tempo de sobra para aproveitar as principais tendências do ano para redecorar a casa. Dentre elas, a madeira merece um destaque especial.

Por ser um material versátil, que combina com praticamente todos os estilos decorativos, a madeira é um dos elementos naturais mais utilizados na arquitetura e decoração de ambientes há anos. Mas, neste, em especial, ela chegou com tudo e atrelada a uma outra tendência: a conexão com a natureza.

O fato é que o início da pandemia e as restrições do isolamento social impactaram o universo da decoração de interiores, relevando uma necessidade de trazer plantas e elementos naturais para dentro de casa, já que esse é o local onde as pessoas têm passado mais tempo nos últimos meses.

A grande vantagem da madeira e suas tonalidades é a sua capacidade de tornar os ambientes mais quentes e acolhedores. Além disso, a versão mais clara, que é a grande aposta do momento, ainda traz leveza aos cômodos.

Outro ponto positivo desse material é que ele pode ser combinado com diferentes cores e texturas – tudo irá depender do resultado esperado. Para criar uma atmosfera mais clean nos ambientes, uma ótima escolha é combinar os tons claros de madeira com uma paleta mais leve, que pode incluir tons pastéis, creme, gelo e branco.

Porém, se o objetivo é ousar e contrastar as cores, a sugestão é apostar em tons neutros, mas escuros, como preto, cinza e azul petróleo. Agora, se a ideia é criar um ambiente mais despojado, alegre e criativo, também é possível combinar a madeira clara com cores mais vibrantes, como amarelo, rosa e laranja.

E para provar que esse é um material realmente versátil, sugerimos ainda outro tipo de combinação: aquela que mistura a madeira com outros elementos, como ferro, vidro, cerâmica e aço – criando também um contraste de texturas, já que a madeira é quente e os outros materiais são mais frios.

Como utilizar a madeira clara na decoração

Quando falamos em madeira, muitas pessoas se limitam em pensar que esse material só entra na decoração de interiores por meio dos móveis, mas a verdade é que, além de todas as vantagens já mencionadas acima, esse elemento pode ser utilizado ainda de diferentes formas em um cômodo.

Piso

No piso, as cores de madeira já são um clássico, justamente por não pesar no ambiente, proporcionar aconchego e facilitar a combinação com móveis de outras cores. Por isso, em quartos e salas essa é uma opção certeira.

Parede

Outra forma de aplicar as cores de madeira na decoração é por meio de papéis de parede. O resultado fica lindo e, ao contrário do que muita gente pensa, ela não precisa ser utilizada somente em ambientes com estilo rústico. Se combinado com outras cores e elementos, é possível incluir esse material também nos estilos moderno, industrial, escandinavo e minimalista.

Decoração

A madeira também pode ser utilizada de forma mais sutil na decoração. Você pode incluir esse material apenas em alguns artigos decorativos, como vasos, porta-retratos, esculturas, prateleiras e até nas persianas.


Na Dcor&Gift, você encontra uma grande variedade de produtos de madeira, com as mais diversas tonalidades. Venha nos visitar e inclua essa tendência na decoração da sua casa!