Harmonização de vinhos – A arte de combinar sabores e aromas

Publicado por: Dcor&Gift | 31 de março de 2023

Para quem é apaixonado por vinho, não tem nada melhor do que terminar o dia harmonizando a bebida com um prato especial ou mesmo uma tábua de frios.

E não é difícil entender por que esse tipo de programação atrai tantas pessoas. Afinal, o vinho é uma bebida versátil, que combina com dias frios e quentes, agrada todo tipo de paladar e ainda consegue tornar as refeições ainda mais saborosas – quando harmonizado da forma correta!

Se você gosta de beber um bom vinho, mas não tem muita experiência com a harmonização, você está no lugar certo.

A seguir, vamos apresentar algumas combinações que são certeiras e, de quebra, ainda indicaremos a taça correta para cada tipo de vinho – caso você queira saborear a bebida como um verdadeiro expert!

Vinho Merlot

O vinho produzido com a uva Merlot nasceu na França, mas há muito tempo ganhou o mundo. A bebida produzida com essa fruta é bastante versátil. Seus taninos são macios e maduros, a acidez é baixa, já o aroma é intenso.

Todas essas características contribuem para que esse tipo de vinho acompanhe muito bem uma grande variedade de refeições. Porém, sem dúvidas, a melhor forma de harmonizá-lo é com carnes mais magras, como o filé mignon, a alcatra, o pernil, a tilápia e o peito de frango.

A taça perfeita para saborear o vinho Merlot é a Bordeaux, que é a clássica! Ela possui o bojo grande e o aro mais fechado, concentrando os aromas dos vinhos mais encorpados (aqui entra também o Cabernet Sauvignon) e facilitando a percepção dos sabores frutados da bebida.

Vinho branco

Os vinhos brancos são leves, aromáticos e refrescantes, por isso combinam com o clima tropical do Brasil e, principalmente, com o verão.

De forma geral, esse vinho é servido em uma temperatura mais baixa do que os vinhos tintos. Ele é extremamente versátil e faz a combinação perfeita com queijos frescos, frutos do mar, aves, risotos e até com frutas e alguns tipos de sobremesas, como pudins.

A taça de vinho branco não possui um bojo tão grande como as taças Bordeaux. Essa característica dificulta a troca de calor com o ambiente, mantendo a bebida em temperatura baixa, que é como ela deve ser consumida.

Vinho do Porto

O vinho do Porto é diferente de todos os outros. Suas características variam de acordo com as suas categorias – isso porque, esse tipo de vinho pode ser classificado como Ruby, Tawny, Reserva, Vintage, entre outros.

Apesar dessas variações, o vinho do Porto possui um alto teor alcoólico e uma doçura bastante característica. Por causa disso, é comum que ele seja consumido em forma de aperitivo, ou seja, em pequenas doses.

O vinho do Porto Ruby possui um sabor mais frutado, marcante e acentuado. Ele harmoniza muito bem com queijos mais salgados e duros, além de fazer uma boa combinação com sobremesas à base de chocolate e frutas vermelhas.

Já o vinho do Porto Tawny possui um aroma mais complexo de chocolate, café, caramelo e amêndoas, por exemplo. Sendo assim, ele faz uma bela dupla com oleaginosas, frutas secas, chocolates mais intensos e também com o café.

As taças que servem o vinho do Porto possuem um bojo menor – justamente porque esse tipo de bebida é consumido em pequenas doses. Além disso, sua forma ajuda a manter a temperatura da bebida mais baixa. Já o seu aro estreito favorece a percepção do dulçor desse vinho.

Antes de abrir o seu rótulo preferido hoje à noite, providencie os alimentos que vão harmonizar perfeitamente com ele. Lembre-se também de garantir que você irá saboreá-lo na taça adequada para apreciar todas as suas características.


Aqui na Dcor&Gift, você encontra tudo o que precisa para uma noite de vinho, desde taças até decanters, incluindo outros artigos, como petisqueiras e tábuas, para você servir frios e outros petiscos que vão harmonizar com a sua bebida. Visite a nossa loja e renove os artigos da sua casa!

Iniciar conversa
Converse agora via WhatsApp!
Olá! 👋
O que podemos fazer por você hoje?