Como combinar as cores na decoração?

Publicado por: Creative Hut | 27 de julho de 2021

Na hora de decorar um cômodo, um dos fatores que podem causar mais dúvidas é a escolha das cores. Afinal, além de existir uma infinidade de opções diferentes, é preciso pensar também na harmonização dos tons, para que eles se complementem e proporcionem um bom resultado.

Um fator que pode facilitar na escolha das cores é pesquisar sobre as sensações que elas transmitem. Por exemplo, o vermelho é uma cor quente e dinâmica, por isso, deve ser usada com cautela. Já o azul remete à serenidade, paz e repouso, sendo muito bem-vindo em quartos. Ter o conhecimento sobre a influência que as cores exercem sobre cômodos é importante para que eles se tornem acolhedores e transmitam a mensagem correta.

Em escritórios e ambientes de trabalho, a identidade visual e sensorial das cores se torna ainda mais evidente. O amarelo e o laranja, por exemplo, são muito utilizados em agências de comunicação, pois estimulam a criatividade e transmitem alto astral. Já cores sóbrias, como preto e marrom, transmitem seriedade e autoridade, por isso, são muito comuns em escritórios de advocacia.

Certamente já deu para perceber que, na hora de escolher quais cores utilizar na decoração de um ambiente, levar em consideração apenas o gosto pessoal não basta. Para acertar na escolha, a melhor opção é contar com a ajuda do círculo cromático, que é uma representação das cores percebidas pelos olhos humanos. Ele é dividido em 12 partes, que são dispostas justamente para indicar a harmonia que há entre elas.

A partir do círculo cromático é possível fazer várias combinações de cores sem medo de errar. Confira algumas sugestões:

Monocromia

Se você não está disposto a ousar, a monocromia é uma ótima alternativa, já que a ideia, nesse caso, é apostar em diferentes tonalidades de uma mesma cor. Ao final, você terá um efeito degradê incrível no cômodo da sua casa.

Analogia

Cores análogas são aquelas que estão próximas no círculo cromático. Apesar de serem de paletas diferentes, elas combinam muito bem, por isso, podem ser misturadas sem medo

Cores complementares

No círculo cromático, as cores complementares estão em posições opostas. Isso significa que elas combinam, porém, de forma contrastante. O resultado costuma ser elegante e cheio de vida.

Harmonia em 60°

Se formar um triângulo de 60° no círculo cromático, você terá cores que combinam de forma vibrante, mas, ao mesmo tempo, equilibrada. Em salas e cozinhas, esse tipo de harmonização é uma ótima ideia.

O recomendado é que você escolha uma cor e, então, pule três tons à direita e três à esquerda para descobrir todos que formam essa tríade.

Harmonia em 90°

Ao optar por essa combinação de cores, você aumenta as possibilidades de combinações, já que é possível harmonizar quatro tonalidades diferentes de uma única vez. Para saber quais cores são harmônicas, você precisa escolher uma tonalidade, pular as duas seguintes, depois mais duas e, por fim, mais duas. O objetivo é montar um quadrado no centro do círculo.

Na hora de aplicar no ambiente, o resultado será uma cor com mais destaque do que as outras três, e uma combinação cheia de personalidade e colorida, mas também com muita sincronia.


Como você deve ter percebido, existem diversas formas de combinar as cores utilizando o círculo cromático e o melhor é que, se seguir exatamente algumas das opções de harmonias apresentadas acima, você não tem chances de errar e cometer deslizes.

Depois de selecionar a combinação de cores, o próximo passo é decidir de que forma irá utilizá-las – paredes, móveis, tapetes, cortinas, artigos decorativos – e, por fim, passar na Dcor&Gift para garantir todos os itens da sua nova decoração. Só aqui você encontra uma grande variedade de produtos que combinam com todos os estilos!