5 formas para você descobrir o seu estilo de decoração

Publicado por: Creative Hut | 20 de julho de 2021

Quando o assunto é estilo de decoração, as opções são inúmeras: clássico, moderno, minimalista, rústico, contemporâneo, escandinavo, retrô… E por aí vai! Com tantas possibilidades, escolher um caminho para seguir na hora de decorar um ambiente pode se tornar uma tarefa bastante difícil.

Para não correr riscos, a dica mais valiosa é definir exatamente aquilo que te agrada, independentemente do que está em alta. Essa é a melhor forma de garantir que, ao chegar em casa, você se sentirá sempre bem. Afinal, promover sentimentos positivos e gerar sensação de conforto são apenas alguns dos benefícios que a decoração pode proporcionar.

Além de dedicar um tempo para refletir sobre os seus gostos pessoais, existem ainda outras dicas que podem te ajudar a definir o seu estilo de decoração e facilitar na hora de escolher os artigos, móveis, cor da parede e tudo mais que envolve o interior de um cômodo. A seguir, apresentamos algumas delas para você:

Pesquise sobre os diferentes estilos de decoração

A melhor forma de descobrir qual é o seu estilo é fazendo uma boa pesquisa para conhecer as diversas opções que existem – ou, pelo menos, algumas delas. Só nessa primeira etapa, você já conseguirá detectar alguns com os quais você se identifica e aqueles que não têm nada a ver com as suas preferências.

Por meio dessa pesquisa, você também já conseguirá ter algumas ideias para o visual que deseja montar na sala da sua casa, no quarto, escritório ou qualquer outro ambiente que for decorar.

Crie uma lista com as suas preferências pessoais

Quanto mais claras forem as suas preferências pessoais, mais fácil será identificar o seu estilo decorativo. Uma forma de fazer isso é criando listas com tudo aquilo que você gosta. Vale anotar suas cores preferidas e os materiais que mais chamam a sua atenção (madeira, metal, cerâmica, vidro).

Reflita também se você é mais extravagante ou discreto, se prefere móveis com linhas retas ou com curvas. Ao concluir essa lista, muito mais do que saber exatamente do que você gosta, você também conseguirá identificar o que não gosta e o que não desejaria ver na sua casa.

Procure referências

Existem diversos sites, revistas e páginas nas redes sociais especializados em arquitetura e decoração de interiores. Consumir esses conteúdos pode ser uma ótima forma de definir o seu estilo decorativo e também de descobrir o que você gosta e não gosta em um cômodo.

Outra alternativa interessante é criar pastas e salvar as imagens com as quais você mais se identifica. Além de facilitar nesse processo de autoconhecimento, elas vão servir de inspiração na hora de realmente começar a decorar os ambientes.

Reflita sobre o seu estilo de vida

Para que o visual dos cômodos não vire uma frustração, é muito importante que ele seja condizente com o seu estilo de vida. Lembre-se que esse é um projeto para um longo prazo, ou seja, muito provavelmente você vai passar alguns anos dividindo o espaço com a nova decoração, por isso é importante que ela seja bonita, mas também funcional.

Se você não tem tempo ou simplesmente não gosta de limpar a casa, investir em muitos acessórios talvez não seja a melhor opção para o seu lar. Já se você não lembra de cuidar das plantas, evite inseri-las na sua decoração ou, então, opte pelos modelos permanentes, que não exigem cuidados, nem tomam tempo do seu dia. Esses são detalhes que fazem toda a diferença!

Leve em consideração aquilo que você já tem

Caso esteja somente redecorando o espaço, provavelmente alguns móveis e objetos decorativos vão ser mantidos e é importante que você leve todos eles em consideração. Isso porque, os novos artigos precisarão combinar com os antigos.

Aliás, esse também pode ser um ótimo ponto de partida para você definir o seu estilo de decoração: analisar com atenção tudo aquilo que você optar por manter no cômodo depois que ele for repaginado. Afinal, se você tomou essa decisão é porque se identifica com esses artigos e eles podem dar muitas pistas sobre seus gostos pessoais.


Uma dica extra para definir o seu estilo é visitar uma loja especializada em decoração, como a Dcor&Gift. Aqui, você encontra uma grande variedade de artigos para se inspirar e começar a decorar a sua casa ou escritório hoje mesmo!